Com informações transmitidas de forma lúdica, o espetáculo orienta 2f3973

a criança a se proteger e se defender de abusos sexuais. As

apresentações acontecem em escolas, creches e centros culturais

 

Grupo de pessoas posando para foto

Descrição gerada automaticamente

Crédito @papuart

 

Você sabia que duas em cada cinco crianças sofre, ou já sofreu, algum tipo de abuso sexual no Brasil? “Sim, infelizmente as estatísticas são alarmantes e é urgente que cada um de nós faça a sua parte para mudar esta realidade tão triste”, comenta o diretor Henrique Sitchin.

 

Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a CIA TRUKS abraçou o projeto e colocou o pé na estrada pelo País afora com a peça Pipo e Fifi. A peça apresenta o importante e necessário tema do abuso sexual, de forma poética, com humor e fantasia. Dentro do projeto Pipo e Fifi – Pronac 231661 e com patrocínio da Arteris, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução, as apresentações acontecem entre 12 e 29 de maio em 4 cidade de Minas Gerais: Pouso Alegre, São Gonçalo de Sapucaí, Carmo da Cachoeira e Betim.

 

“Com este espetáculo, fazemos um alerta – é preciso entender os sinais e impedir que a violência sexual contra as crianças se consume ou continue. Oferecemos um bom escudo para que as crianças aprendam como e saibam que podem sim, se defender dos abusos”, comenta Sitchin.

 

O espetáculo faz uma fidelíssima transição, para os palcos, da obra literária de mesmo nome, da premiada autora CAROLINE ARCARI. A peça é uma importante ferramenta de proteção para os pequenos, explicando às crianças, a partir dos 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando para as crianças caminhos para a proteção contra abusos sexuais.

 

A apresentação teatral conduz as crianças por um universo lúdico e mágico, construindo através da força dos tradicionais bonecos da Cia Truks, que parecem até mesmo respirar em cena, tamanha a qualidade de sua animação. Mesclando momentos de muito humor com outros de delicada poesia, o espetáculo traz para a cena a mesma sensibilidade com que o tema é abordado no livro Pipo e Fifi.

 

Ousadia e ineditismo

 

A CIA TRUKS é marcada pela ousadia. Quando estrearam A Bruxinha, em 1990,  não existia ainda manipulação de bonecos com o rosto dos manipuladores à vista do público. “O que se conhecia aqui eram os fantoches ou as marionetes de fios com atores ocultos”, lembra Henrique, ressaltando que o grupo inovava ao fazer um teatro diferente.

 

O diretor pontua a importância das referências. “Nos baseamos, naquela época, no teatro japonês, o Bunraku. Depois, em 2004, quando refinavam mais ainda a técnica, com bonecos com movimentos humanos, começaram a dar vida a coisas. “Aparecemos em cena com uma caneca e um bule, representando, respectivamente, um pintinho e a galinha, no espetáculo Zoo-Ilógico. E foi um espetáculo premiado”, afirma o diretor.

 

“E agora, em Pipo e Fifi, ousamos tratar de um tema tão difícil e delicado, porém com a mesma magia que o nosso teatro vem oferecendo ao público durante mais de três décadas”. 

 

Sobre a Cia Truks

 

A Cia. Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. A Cia participa de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos. O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil.

 

Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br

 

FICHA TÉCNICA

 

TEXTO - Caroline Arcari. ADAPTAÇÃO - Henrique Sitchin. DIREÇÃO - Henrique Sitchin e Gabriel Sitchin. ELENCO - Aguinaldo Rodrigues, Stefany Araújo, Michelle Racanelli e Thais Rossi. MÚSICAS - Yuri de Francco. CENOGRAFIA E BONECOS - Cia. Truks. PRODUÇÃO GERAL - Adryela Rodrigues | Sendero Cultural.

 

PIPO E FIFI NO MUNDO

 

O livro PIPO E FIFI já teve mais de 100 mil cópias distribuídas no Brasil. A autora, Caroline Arcari, já viajou para outros países, realizando projetos, formações aos profissionais e atendimento às crianças:

 

  • Inglaterra (Londres) em parceria com a Lawrs e Casa do Brasil.
  • Portugal (Beja | Albufeira) em parceria com a Praça.
  • Espanha (Madrid) em parceria com o Consulado Brasileiro.
  • Cabo Verde (Praia) em parceria com a Unicef, Acrides e ICCA.
  • Estados Unidos (Nova York | Nova Jersey) em parceria com a Mantena Global Care.

 

Para roteiro

 

Pipo e Fifi – Espetáculo teatral para crianças a partir de 3 anos.

 

LEI DE INCENTIVO: Pronac 231661

ProjetoPipo e Fifi

Patrocinador: Arteris, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução.

 

Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br.  Abaixo a relação de cidades onde acontecerão as apresentações.

 

Relação das apresentações

 

12/05 – às 14h e 15h30 | Pouso Alegre

EM Profa. Isabel Coutinho Galvão (Ciem São Geraldo)
Pça José Correia de Campos, 40 - São Geraldo

CEP: 37550-000 - Pouso Alegre/MG

 

13/05 – às 09h30, 14h e 15h30 | Pouso Alegre

EM Dr. Vasconcelos Costa (Ciem Faisqueira)

Av. Maria Chiarini Machado, 255 (Loteamento Bela Itália) - Faisqueira

CEP: 37550-000 - Pouso Alegre/MG

 

14/05 – às 14h e 15h30 | Pouso Alegre

EM Profa. Clarisse Toledo (Ciem São Cristóvão)

Rua Palmeiras da Concórdia, 317 - São Cristóvão

CEP: 37550-000 - Pouso Alegre/MG

 

15/05 – às 09h e 14h | São Conçalo de Sapucaí 

CAIC - EM Nossa Senhora Aparecida

Rua Sargento Marial Versiani Murta, 381 - Terreirão

CEP: 37490-000 - São Gonçalo do Sapucaí/MG

 

16/05 – às 09h e 14h | São Conçalo de Sapucaí 

CAIC - EM Nossa Senhora Aparecida

Rua Sargento Marial Versiani Murta, 381 - Terreirão

CEP: 37490-000 - São Gonçalo do Sapucaí/MG

 

 

19/05 – às 10h e 14h | Carmo da Cachoeira 

EM Wanderléia Aparecida do Prado Nascimento

Rua Nilo Junqueira Vilela, 72 - São Jose Operário

CEP: 37225-000 - Carmo da Cachoeira/MG

 

20/05 – às 10h e 14h | Carmo da Cachoeira 

EM Dr. Moacir Rezende

Rua Dr. Veiga Lima, 1011 - Centro

CEP: 37225-000 - Carmo da Cachoeira/MG

 

26/05 – às 10h e 14h | Betim

EM Prefeito Alcides Bráz

Av. Governador Valadares, 2350 - Santo Afonso

CEP: 32623 690 - Betim/MG

 

27/05 – às 14h e 15h30 | Betim

EM Maria da Conceição Brito

Rua Visconde de Itaboraí, 101 - Jd Perla

CEP: 32677-004 – Betim/MG

 

28/05 – às 14h e 15h30 | Betim

EM Florestan Fernandes

Rua Chuva-de-Ouro, 90 - Jardim Alterosa

CEP: 32673-172 - Betim/MG

 

29/05 – às 08h30 e 10h | Betim

EM Ângela Ribeiro Batista Maia

Rua Carlos Gomes Teixeira, 114 - Conjunto Habitacional José Gomes de Castro

CEP: 32661-606 - Betim/MG

 

Sobre a Arteris

 

A Arteris, empresa especializada em gestão de rodovias que istra 3.200 quilômetros de via nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, está patrocinando o projeto "Pipo e Fifi", PRONAC 231661, da Cia. Truks, que aborda o importante e necessário tema do abuso sexual, de forma poética, com humor e fantasia, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. O espetáculo, destinado à faixa etária de 03 a 10 anos, será apresentado em instituições de ensino de Minas Gerais a partir de 12 de maio e no mês de junho estará pelo estado do Rio de Janeiro.